Exposição de arte em Fortaleza apresenta obras em Marchetaria

25/11/2019

Você já ouviu falar em marchetaria? É uma técnica que consiste no encaixe de materiais diversos, como madeira e metais, para ornamentar superfícies planas. Esse método dá vida ao trabalho do artista plástico, desenhista, pintor e escultor cearense Sílvio Rabelo. Obras produzidas por ele estarão expostas para visitação, a partir desta segunda-feira (25), às 19h, no Museu da Universidade Federal do Ceará. A mostra Reinvenções fica em cartaz até 20 de dezembro de 2019. A entrada é gratuita.


No texto de apresentação assinado pelo artista plástico e músico Descartes Gadelha, doutor honoris causa da UFC, a exposição Reinvenções é descrita como "novas possibilidades de ver e olhar o objeto artístico ao fundir a marchetaria com a expressão plástica da pintura, resultando numa reinvenção dessas duas técnicas numa só dimensão".

Sílvio Rabelo nasceu em Fortaleza (CE), em 1959. Autodidata, desde os 20 anos de idade realiza práticas como entalhador e escultor. Recusou o academicismo, porém aprofundou-se no fazer de pequenos pedaços que pareciam não servir mais em obras de arte em uma única linguagem. As criações de Rabelo compõem acervos no Brasil e no exterior e, recentemente, o artista foi um dos participantes da mostra que percorreu o país em homenagem a Luiz Gonzaga. Vale a pena conhecer o trabalho. Simbora ?

Serviço:

Exposição Reinvenções
Quando:
25/11 a 20/12
Onde: Museu de Arte da UFC - Av. da Universidade, 2854, Benfica
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. (Em sábados previamente agendados, o museu abre para visitação com programação especial).