Espumantes e vinhos frescos são coringas para as ceias de fim de ano

22/12/2020

O brinde neste ano vai ser diferente e mais restrito. Mas nem por isso, deve deixar de ser especial. A sommelière e wine hunter Jardênia Siqueira, sócia-diretora da loja D'Vinos, dá dicas para harmonizar a bebida com as tradicionais ceias de fim de ano. Ela aconselha acompanhar com espumantes e vinhos brancos mais estruturados e nada impede também os mais leves na entrada, em especial aqueles que estão "na moda" e têm sido os queridinhos nesse ano, que são os rosés e brancos. "Nas ceias, encontramos de tudo um pouco: molhos agridoces, carnes magras e carnes com um pouco de gordura, então a dica é optar por vinhos mais ecléticos", sugere.

Além destas opções, vinhos tintos leves que não passem por carvalhos, e guardar sempre um vinho do Porto para a hora da sobremesa. A dica principal é desengessar, e tomar aquilo que se gosta. Por muito tempo, as pessoas deixaram de consumir por medo e por muitos paradigmas, e agora estão vendo as pessoas com mais liberdade para experimentar. "O consumidor está mais exigente e passou a comer e beber melhor, em especial neste ano, quando as pessoas passaram mais tempo em casa, preparando suas próprias refeições", avalia Jardênia. Este maior interesse, segundo a especialista, resultou também numa maior atenção aos vinhos brasileiros.

De acordo com levantamento da Ideal Consulting, em 2020 houve um boom no consumo de vinhos no Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, o consumo per capita teve um aumento histórico de quase uma garrafa: foram em média 2,68 litros consumidos por pessoa maior de 18 anos - crescimento de 26% ante igual período de 2019, que teve a marca de 2,13 litros. No fim do ano, o consumo tende a crescer, por conta das festas de fim de ano. E quem ainda não se preparou para as ceias de fim de ano, pode aproveitar os horários estendidos na D'Vinos. Simbora ?

Serviço:
Loja D'Vinos
Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 665, Meireles, Fortaleza/CE.
Funcionamento final de ano: até o dia 24, das 9 às 20 horas. Dias 25 e 01 a loja é fechada, mas reaberta nos dias 26 e 02 até às 23 horas.