Espetáculo musical de rua “Quem Prospera Sempre Alcança” retrata a determinação dos brasileiros no dia a dia

31/07/2019

Quando a situação aperta, é preciso se virar. E os brasileiros, com destaque para os cearenses, têm encontrado no empreendedorismo uma saída para o desemprego. O espetáculo musical de rua "Quem Prospera Sempre Alcança" abordará este cenário da vida real com uma linguagem do circo-teatro e da comédia de costumes, entre amanhã (quinta-feira) e sábado, em alguns espaços públicos de Fortaleza. Serão quatro apresentações gratuitas nesta turnê nacional da Prospera Trupe de Teatro, que conta com autoria e direção de Leonardo Cortez, direção musicale composições originais deJonatan Harold e figurinos de Márcio Araújo.

Temas como a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, pequenas noções de educação financeira e a importância do planejamento e da organização para a realização dos nossos sonhos, serão abordados nesse espetáculo musical. "Falar sobre empreendedorismo no Brasil atual é falar sobre o caminho pelo qual cada vez mais brasileiros estão optando por seguir em função da crise econômica. Ao mesmo tempo, ter acesso aos mecanismos de desenvolvimento de novos negócios é a possibilidade real de concretização dos sonhos profissionais", conta o autor e diretor Leonardo Cortez.

A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca. Novos personagens são evocados pelos dois principais a partir do uso de máscaras e acessórios. A participação dos espectadores é solicitada em brincadeiras interativas que se desdobram enquanto o público é testemunha da construção de uma peça enquanto assiste a outra.

Os figurinos, cenários e adereços são inspirados nas companhias teatrais itinerantes. "Elas fazem até hoje o popular teatro mambembe de imediata identificação popular e que tem nas restrições orçamentárias o seu mote de beleza e originalidade. Temos assim, a sobreposição de tecidos e o reaproveitamento de materiais, numa estética que remete ao circense. A música, originalmente composta para o espetáculo, dialoga com gêneros populares como o sertanejo e o samba de raiz, em números interativos. A ideia é que o público saia do espetáculo cantando e pensando nos próximos passos para a realização dos seus sonhos", revela o diretor.

É um espetáculo que pode ser assistido por pessoas de todas as idades e que, inclusive, faz muito sucesso junto às famílias. Simbora ?

Serviço:
Quem Prospera Sempre Alcança, de Leonardo Cortez
Grátis: É só chegar.
Com interpretação em Libras em todas as apresentações.
Classificação: livre
Duração: 45 minutos
Data: 01/08 (quinta-feira)
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Centro)
Horário: 17h30
Data: 02/08 (sexta-feira)

1ª apresentação:
Local: Praça Central do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Horário: 10h30

2ª apresentação:
Local: Largo Luís Assunção / Praia de Iracema (ao lado do Centro Cultural Belchior)
Horário: 17h30
Data: 03/08 (sábado)
Local: Praça do Ferreira (Centro)
Horário: 10h

Fotos/Créditos
: João Caldas