Escola Urbana de Dança inicia atividades com formação gratuita

22/07/2020


Com inscrições até sexta-feira (24), o Curso de Formação em Danças Urbanas do Ceará marca o início das atividades da Escola Urbana de Dança. Idealizado pelos professores e artistas cearenses Luís Alexandre e Jorge Luiz (Loly Pop), esta é a primeira escola do Norte-Nordeste voltada à profissionalização artístico-pedagógica a partir das Danças Urbanas. São 40 vagas destinadas à formação gratuita de dançarinas e dançarinos de nível intermediário nas Danças Urbanas. As aulas acontecerão online nas Plataformas Google Meet e Google Sala de Aula, com certificação pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Na primeira etapa do processo seletivo, que encerra no dia 24 de julho, os participantes deverão enviar currículo artístico e um vídeo solo, com duração de no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos, para demonstrar sua desenvoltura e habilidades com a dança. Na segunda etapa, que acontecerá de 28 a 30 de julho, serão realizadas entrevistas online conduzidas pela comissão de avaliação. As aulas terão início no dia 04 de agosto e seguem até 04 de dezembro de 2020. Serão realizadas sempre das 9h às 11h30 da manhã por meio das plataformas online.

O curso estimula a formação de novos conhecimentos por meio das trajetórias e vivências dos participantes. Dividido em dois eixos, abordará a parte teórica com aspectos históricos e metodológicos e a prática de diversas modalidades das danças urbanas como breaking, hip hop dance e dancehall. "Esse projeto é um pequeno passo diante de tantas demandas que os artistas da cultura hip hop e urbana enfrentam. Esperamos, cada vez mais, propor aberturas de mercado, intelectualidade cultural e formações técnicas para o público de Fortaleza e do nosso Estado", pontua o professor e idealizador do projeto, Jorge Luiz (Loly Pop).

Sobre a Escola Urbana de Dança
A Escola Urbana de Dança se propõe a ser um espaço de formação, pesquisa, e fomento das danças Vernaculares Afro-estadunidenses, também como outras Danças de Matrizes Africanas. A primeira escola do Norte-Nordeste com o pensamento direcionado a profissionalização artístico-pedagógica de dançarinos coreógrafos e professores, a partir das danças do movimento Funk e posteriormente da Cultura Hip Hop. Um espaço voltado para uma atuação profissional de artistas, ampliando as possibilidades de mercado e ascensão cultural.

Serviço:
Curso de Formação em Danças Urbanas do Ceará
Inscrições: até 24/07 (sexta-feira)
Divulgação selecionados/as para entrevista: 27/07 (segunda-feira)
Datas das entrevistas: 28 a 30/07
Divulgação dançarinos/as selecionados/as: 01/08
Matrícula: 02 e 03/08
Início das Aulas: 04/08
Período das aulas: 04/08 a 04/12/2020 (terça a sexta-feira)
Horário: 9 às 11h30
Local: via Plataforma Google Meet + Google Sala de Aula
Inscrições Online: bityli.com/AVleR