Dragão do Mar realiza live para público surdo na próxima segunda-feira (14)

14/09/2020

Além do "Setembro Amarelo", campanha realizada anualmente a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio, este mês é também conhecido como "Setembro Surdo", mês que dá visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira. Protagonista com ações de promoção da acessibilidade em museus, o Museu da Cultura Cearense iniciará, hoje (14), um ciclo de atividades virtuais voltadas para a comunidade surda. A live "Experiência de independência surda viajando peloserá transmitida logo mais às 16 horas, no Instagram do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (instagram.com/dragaodomar). O educador Cleyton Santos receberá a gastrônoma e Miss Surda Brasil Isabel Maia para uma conversa sobre as vivências da convidada e os avanços na acessibilidade e os desafios ainda enfrentados por pessoas surdas.

Segundo Márcia Bitu, coordenadora do Projeto Acesso do MCC, a programação foi idealizada com a finalidade de promover a visibilidade surda e o protagonismo dessa comunidade, portanto, a transmissão será realizada totalmente em LIBRAS, sem tradução para o Português. "Mais do que uma homenagem, é uma reafirmação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e dos seus espaços em ampliar a oferta de programações inclusivas ao público surdo e outras comunidades com deficiências", afirma a gestora do Museu da Cultura Cearense.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Ceará tem cerca de 250 mil surdos ou portadores de alguma deficiência auditiva. Além do Dia Mundial da Língua de Sinais, datado no dia 10 de setembro, a ação celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21, e o Dia Nacional dos Surdos, no próximo dia 26. Simbora lá?

Sobre os participantes Isabel Maia é formada em Gastronomia. Em 2014, foi eleita Miss Surda Brasil e foi vice no concurso Miss Deaf World, em Praga, na República Tcheca. Cleyton Santos é graduando em Letras LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará - UFC - e professor de LIBRAS e educador do Museu da Cultura Cearense. Simbora ?

Rumos da Acessibilidade
O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras).

Serviço:
[Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE "Experiência de independência surda viajando pelo mundo", com Isabel Maia
Data: 14/09 (segunda-feira)
Horário: 16 horas Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)
Duração: 1h
Classificação etária: livre
Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)
Acesso gratuito