Dragão do Mar celebra Dia dos Povos Indígenas com curso online gratuito sobre História Indígena

10/08/2020

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado ontem (domingo, 09), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense ofertará o curso gratuito "Por uma História Indígena - Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará". Iniciando hoje, o curso prossegue nos dias 12, 14 e 17 de agosto, das 15 às 17 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube(www.youtube.com/dragaodomarcentro). A transmissão será aberta, mas interessados em receber certificado devem efetuar inscrição no site do Centro Dragão Mar (www.dragaodomar.org.br), até as 9h desta segunda-feira. Os inscritos receberão confirmação por e-mail.

O curso é voltado para pesquisadores, professores, profissionais de museus, educadores, aberto também para artistas e interessados/as em geral. A formação visa introduzir os participantes no universo teórico, conceitual, etnográfico e epistemológico dos museus e processos museológicos protagonizados por populações indígenas em seus territórios, com ênfase para as experiências dos povos do Ceará, a fim de apresentar um panorama sobre o debate, os impactos e os desdobramentos políticos e teóricos da emergência, amadurecimento e consolidação de um campo de museus indígenas no Brasil.

Com coordenação do Projeto Historiando (Alexandre Gomes e João Paulo Vieira) e apoio da Rede Indígena de Memória e Museologia Social/Núcleo Ceará e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/NEPE-UFPE, será realizado em quatro módulos, com um tema abordado a cada encontro, nesta ordem: "Por uma Antropologia dos Museus Indígenas no Siri-Ará"; "Museus Indígenas, Memórias e História do Ceará"; "Nova História Indígena, Antropologia Social e Mobilizações Étnicas" e "Etnomuseologia, Antropologia Colaborativa e Museologia Indígena: Versões e Perspectivas Indígenas da História do Siri-Ará". Simbora ?

Serviço:
Curso "Por uma História Indígena - Antropologia da Memória & Museus Indígenas no Siri-Ará"
Período: Dias 10, 12, 14 e 17/08
Horário: 15 às 17 horas
Transmissão aberta: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Inscrições: Site do Dragão do Mar  (www.dragaodomar.org.br), até 9h daesta segunda-feira (10)

*** Dúvidas ou solicitações de mais informações podem ser encaminhadas para os e-mails educamcc@gmail.com e agendamentomuseus@gmail.com