Documentário sobre o artista Descartes Gadelha estreia online pelo Cineteatro São Luiz

23/07/2020

O filme "Griô - Batuque de Cores", de Tiago Nascimento, registra a relação entre o artista plástico Descartes Gadelha e o cenário artístico de Fortaleza. Entrevistas com diversas personalidades artísticas da capital cearense também compõem o documentário que estreia nos canais digitais do Cineteatro São Luiz (https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense, YouTube youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza), nesta quinta-feira (23/07), às 20 horas.

Nascido em Fortaleza em 1943, Descartes que é pintor, escultor e músico, considerado um artista expressionista, revela em suas obras traços da cultura, da religiosidade e dos problemas sociais do Ceará e do Nordeste brasileiro. O filme de Tiago Almeida que é de 2016 teve sua pré-estreia na telona do Cineteatro São Luiz e hoje, volta para a programação do equipamento sendo disponibilizado para acesso gratuito no site e no canal do YouTube do São Luiz.

A exibição desta semana é a penúltima nesse primeiro momento da faixa de programação "Semana do Audiovisual Cearense", que finaliza na próxima quinta com "Botes Bastardos" de Pedro Cela. Em agosto, a perspectiva é que a programação continue com novos filmes e outras novidades.

Todas as obras que já foram estreadas online no período de maio a julho, estão disponíveis para acesso online e gratuito. São eles: "Padre Cícero: o apóstolo rebelde" de Helder Martins de Moraes, "Padre Cícero, o Filme" de Raymundo Netto, "Trem da Alegria" de Francis Vale, "Vestígios Pré-Coloniais Cearenses" de Roberto Bonfim, "História das HQ's no Ceará" de Raymundo Netto, "Palmas" de Edlisa Barbosa, "Dom Fragoso" de Francis Vale e "Distante" de Arthur S. Gadelha.

Serviço:
Exibição do documentário "Griô - Batuque de Cores" de Tiago Nascimento
Onde: Site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense 
YouTube youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza  
Direção: Tiago Nascimento | Documentário | Brasil | 2016 | 21'53"
Sinopse: O curta-metragem registra o relacionamento do artista plástico Descartes Gadelha com o cenário artístico de Fortaleza, trazendo entrevistas de Pingo de Fortaleza, Catherine Furtado, Prof. Pedro Eymar, Vlamir de Sousa, Narcélio Grud e Fernando França.
Data: 23/07 (quinta-feira)
Horário: 20 horas