Documentário “Botes Bastardos” de Pedro Cela com estreia online no Cineteatro São Luiz nesta quinta (30)

30/07/2020

Dirigido por Pedro Cela, o documentário "Botes Bastardos" estreia na programação online do Cineteatro São Luiz nesta quinta-feira (30), logo mais às 20 horas. O filme já alerta em sua sinopse que não pretende ser um manual de construção dos botes Bastardos de Camocim, mas uma busca sensível pelas histórias que os botes contam, um olhar lançado a prática quase extinta na confecção artesanal dessas resistentes embarcações à vela, realizada com as instruções transmitidas ao longo do tempo, passadas de geração em geração. Para assistir, basta acessar o site do Cineteatro (https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense) ou o canal no YouTube (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza).

Camocim está no Litoral Oeste do Ceará e tem uma visão privilegiada, não só pelas dunas e coqueiros a perder de vista, mas pelas pequenas embarcações de madeira ancoradas em sua orla. Os Botes Bastardos são canoas, botes e jangadas, ou seja, pequenos barcos equipados com velas triangulares e é considerado o barco a vela latina mais antiga do mundo ainda em atividade. Um dos carpinteiros dessas resistentes embarcações é Chico Elias, personagem que é possível conhecer melhor no filme.

A programação faz parte da Semana do Audiovisual Cearense que, desde o mês de maio, todas as quintas e sempre no horário das 20h, coloca um novo filme em cartaz. "Botes Bastardos" encerra esse primeiro ciclo da programação que volta no mês de agosto com outros títulos. Toda a programação tem acesso gratuito e mesmo após a estreia pode ser acessada no site do Cineteatro São Luiz e em seu canal no YouTube.

Serviço:
Estreia online de Botes Bastardos
Data: 30/07 (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Direção: Pedro Cela | Documentário | Brasil | 2016 | 15'
No site do Cineteatro (https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense) e em seu canal no YouTube (youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza