Dia Mundial da Saúde Ocular chama atenção para cuidado com os olhos

10/07/2020

O cuidado com os olhos é tão importante que existe até uma data para falar sobre ele. O assunto, claro, tem sua importância durante o ano inteiro, mas, no dia 10 julho, ganha um destaque maior. O Dia Mundial da Saúde Ocular foi criado para chamar a atenção das pessoas para os cuidados que precisam tomar com os olhos. Para se ter uma noção da importância desse tema, vale a pena ressaltar um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, estima-se que entre 60% e 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado.

Os cuidados com a saúde ocular devem começar cedo, após o nascimento, e devem acompanhar as pessoas até a terceira idade. "É de extrema importância que os recém-nascidos façam o teste do olhinho ainda na maternidade. O exame é rápido e ajuda no diagnóstico e prevenção de doenças, como retinopatia da prematuridade e catarata congênita; infecções e traumas oftalmológicos", alerta Renata Vasconcelos, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos.

O acompanhamento oftalmológico segue durante a infância e deve ser intensificado de acordo com cada caso. A importância dessa atenção à visão no começo da vida, principalmente na primeira infância, período crítico para o desenvolvimento visual, é essencial. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os conhecimentos médicos atuais permitem prevenção ou tratamento efetivo de pelo menos 60% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil.

"Também é imprescindível que haja consultas com oftalmologista durante a adolescência, o início da fase adulta e, principalmente, a partir dos 40 anos, faixa etária relacionada a problemas como a presbiopia, que é a dificuldade gradual de se enxergar de perto. Para uma prevenção mais completa, o ideal é procurar o oftalmologista anualmente", explica Renata.

Muitas vezes os problemas de visão podem estar atrelados a doenças não-oculares. É o caso da retinopatia diabética (RD), que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Apesar disso, se comparada a outras enfermidades oculares como miopia, astigmatismo e catarata, é uma doença menos conhecida, principalmente entre a população que não sofre com a diabetes. Simbora ?

Além de consultas regulares com oftalmologistas, alguns cuidados podem ajudar a manter a saúde ocular em dia. São eles:

Reduzir contato com o sol
Reduza a exposição dos olhos ao sol e evite o excesso de claridade, use óculos escuros com fator de proteção para raios UV. Caso você possua óculos, mas não saiba se eles têm proteção, algumas clínicas ou óticas especializadas possuem equipamentos que verificam o fator de proteção presente nas lentes.

Evitar coçar a região dos olhos
Em um determinado momento, coçar os olhos pode dar uma sensação de alívio. Em casos de alergias ou irritações, no entanto, isso pode piorar ainda mais o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira decorrente de clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Para quem possui conjuntivite alérgica, existem opções de colírios antialérgicos com efeitos colaterais reduzidos.

Evitar o uso excessivo de colírios
Corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma e catarata. Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada para o seu caso.

Limpar regularmente a região dos olhos
Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol (vermelhidão na região da pálpebra que parece com uma espinha).

Usar protetor ocular em situações de risco
Óculos de proteção são essenciais para evitar que acidentes aconteçam. Em situações de risco, como manuseio de solda, por exemplo, é essencial seguir a risca a recomendação de prevenção.

Usar eletrônicos com moderação
A luz azul emitida pela tela de computadores, tablets, celulares e etc podem, com o tempo, gerar problemas de visão. Tente descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos, quando ficar muito tempo em frente a uma tela. Uma opção é captar luz natural, olhando pela janela, por exemplo.