CUIDADO EM TODAS AS ETAPAS - Outubro Rosa: informação, diagnóstico precoce e tratamento

13/10/2021
Com a campanha do Outubro Rosa muito se fala sobre a importância da prevenção do câncer de mama, porém o tema precisa ser ainda mais ampliado. É urgente falar da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e como deve ser realizado o acesso aos serviços de referência para a investigação do diagnóstico e tratamento. Exatamente pensando em todo esse processo que a mulher pode enfrentar, durante todo este mês o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) e a Associação Nossa Casa estão enfatizando que o cuidado deve ser em todas as etapas! Antes, durante e depois. Antes com informação sobre a doença, prevenção, hábitos saudáveis. Durante com a facilitação dos exames e do processo de investigação da doença e depois com a realização do tratamento adequado. 

No Centro de Imagens da Associação Nossa Casa cerca de 40 mulheres por dia estão realizando a mamografia de forma gratuita. A Associação Nossa Casa e Américas Amigas promovem a detecção precoce ofertando exames de rastreamento e diagnóstico. Este ano serão ao todo 300 mamografias gratuitas. 
As mulheres já agendadas para a mamografia quando chegam ao Centro de Imagens são recebidas por profissionais do CRIO que realizam diversas atividades educativas em relação ao câncer de mama. 

“Fazer o exame é fundamental. A detecção precoce salva vidas! Mas, queremos também que essas mulheres e seus acompanhantes recebam informação de qualidade e aprendam de forma lúdica a importância do exame, como identificar possíveis sintomas e o quais os passos seguintes após o diagnóstico.” (Lara Pernambuco – coordenadora da Comunicação do CRIO) 

As mamografias acontecem todos os dias, mas nas quartas a espera pelo exame é mais especial. Durante a campanha a quarta se tornou o dia “D” da educação em saúde com distribuição de material informativo e jogos educativos. As mulheres que vão até o CRIO realizam a mamografia e saem bem-informadas!  

Câncer de Mama:
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o mais comum em mulheres no mundo e é também a causa mais frequente de morte por câncer para essa população. No Brasil, após o câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. A doença tende a se tornar mais frequente progressivamente a partir dos 40 anos.

Segundo o INCA, a cada ano surgem cerca de 57 mil novos casos da doença somente no Brasil, causando a morte de mais de 14 mil mulheres. O diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama.

Possíveis Sintomas:
- Nódulos na mama
- Irritação ou mudança de textura na pele
- Inchaço total ou parcial 
- Mudanças na aréola ou bico do seio
- Pele com depressão
- Sangramento na mama 

Serviço:
Cuidado em Todas as Etapas - Outubro Rosa
Local: Centro de Imagem da Associação Nossa Casa / ao lado do CRIO
Endereço: Rua Francisco Calaça, 1300, Álvaro Weyne, Fortaleza/CE