Corredores do RioMar Fortaleza recebem intervenções artísticas

08/09/2020

Em um momento de tantos desafios, artistas do mundo todo vêm se movimentando e buscando formas de estar mais perto do público, ainda que com os cuidados que o período pede. Os artistas plásticos cearenses Carlos Lebran e Welton Silva, além do designer de interiores Ramiro Mendes, por exemplo, estão com algumas de suas obras nos corredores do RioMar Fortaleza, convidando o público para uma pausa de contemplação. Outra ação é o "RioMar Inspira", realizada em parceria com algumas marcas.

Na Praça de Eventos, no Piso L1, é impossível passar desapercebido pelas diversas telas da exposição "Cumplicidade" do desenhista, pintor e professor de artes, Welton Silva. As pinturas do jovem artista visual, cearense do município de Ipueiras, capturam momentos de um cotidiano já vivenciado por encontros e celebrações e estimulam que o expectador relembre momentos e revisitem seus sentimentos. A mostra tem curadoria de Fábio Menezes.

Já no Piso L1, próximo ao Espaço Gourmet, se encontra a obra "Florescer", assinada por Carlos Lebran.Para o escultor, pintor e ceramista cearense, a peça cubista de 1.73cm de altura em resina de poliéster e fibra de vidro provoca para a necessidade do reinventar-se, de desapegar ao que não mais nos serve e para que "floresça a nossa melhor versão".

Todos os ambientes são ocupados por manequins, que reproduzem os encontros do cotidiano, que por enquanto ainda precisam acontecer com cautela. Para Ramiro Mendes, a proposta é: "nutrir a esperança nos corações dos visitantes, que apesar de tantos desafios e aprendizados vivenciados ultimamente possam acreditar que, em breve, poderemos voltar a conviver mais próximos", explica o idealizador.

RioMar Inspira
O RioMar Fortaleza está ainda com a ação "RioMar Inspira", realizada em parceria com algumas marcas. São ambientes temáticos, aconchegantes e sensoriais, distribuídos pelo Piso L2 do shopping. Os três espaços são temáticos: praia, zen e café. Foram planejados e montados pelo conceituado designer de interiores Ramiro Mendes, com artigos das lojas:Água de Coco, Bete Cunha, Desconexo, Ibyte, Jolie, Tok Stok, Lenina Negrão e Ricardo Almeida.

No "Lounge Praia", o frescor, leveza, cores e textura do ambiente marítimo estão presentes nas exclusivas peças das lojas Água de Coco, Bete Cunha e Desconexo. Já, os tons terrosos, inspirações étnicas de trama, texturas e estampas trazem o visual "boho chic" para o "Louge Zen". O espaço traz uma composição com as marcas, Jolie, Bete Cunha e Tok & Stok. O clima aconchegante de uma típica cafeteria é representado no "Lounge Café". Inspirados nessa proposta, o ambiente reúne elementos com tons escuros de bordô e cinza com artigos especiais das lojas Lenina Negrão, Ricardo Almeida, Bete Cunha e Tok & Stok. Nos três lounges, a sonorização ficou por conta da loja Ibyte. Simbora ?

Serviço:
Intervenções Artísticas no RioMar Fortaleza
- Exposição Cumplicidade - Welton Silva e curadoria de Fábio Menezes
Local: Galeria Veronese na Praça de Eventos, Piso L1
Quando: Até o dia 21 de setembro

- Obra Florescer - Carlos Lebran
Local: Espaço Gourmet, Piso L1
Quando: Até o dia 30 de setembro

- Projeto RioMar Inspira
Quando: Até o dia 30 de setembro
Onde: Piso L2

Lounge Praia - Lojas: Água de Coco, Bete Cunha e Desconexo e Ibyte
Onde: próximo à loja Renner

Lounge Zen- Lojas: Jolie, Bete Cunha, Ibyte e Tok & Stok
Onde: próximo à Tok & Stock

Lounge Café - Lojas: Lenina Negrão, Ricardo Almeida, Bete Cunha, Ibyte e Tok & Stok
Onde: em frente à loja Zara
Horário: segunda a sábado, das 12h às 22h, domingos, 13h às 21h

Sobre os autores
Carlos Lebran - Artista Plástico
Fortalezense, mas com raízes em Portugal, desde cedo conviveu com o universo lírico e profissional das artes, crescendo entre artistas e colecionadores. Em 2003, Carlos Lebran morou na Espanha onde obteve graduação em escultura na universidade de Salamanca. Já participou de algumas exposições coletivas, incluindo o XV e XVI Salão Unifor, bienal já consolidada entre o meio cultural e acadêmico de Fortaleza. Também esteve presente com grande destaque na Casa Cor Ceará 2018. É membro fundador da Academia Cearense de Artes Plásticas - ACAP, hoje, Academia de Arte e Cultura do Ceará, AACC, a qual ocupa a cadeira de número 17.

Welton Silva - Artista Visual
Natural de Ipueiras, Ceará, Welton Silva começou a pintar aos 12 anos, reproduzindo sua terra natal, seus monumentos, casas, mas também os parentes que haviam deixado o local para trás em busca de uma vida melhor. Desenhista, pintor e professor de arte, o jovem artista visual tem seus trabalhos reconhecidos e elogiados por importantes nomes do cenário da arte brasileira, como Carlos Bracher e Diego Mendonça. Suas obras já estiveram presentes em renomadas exposições coletivas no Ceará e até na Suíça.

Ramiro Mendes - Designer de Interiores
Cearense graduado em Design de Interiores, Ramiro Mendes soma uma bagagem de mostras, viagens, pesquisas e premiações em todas as edições que participou no Casa Cor Ceará. Os projetos idealizados pelo estúdio que leva seu nome carregam a assinatura e a alma de um profissional em constante reinvenção, que entende que o ambiente ideal é não apenas bonito, mas funcional.