Gastronomia, música e palestra marcam o III Festival Delícias do Mundo na Praça Verde do Dragão do Mar

23/01/2020

O III Festival Delícias do Mundo, que começa nesta sexta-feira (24) e segue até o domingo (26), das 16 às 23 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reunirá num único espaço o melhor da gastronomia nacional e internacional. Distribuídos em 20 stands, 40 chefs assinam pratos elaborados de 18 países com preços entre R$ 5,00 e R$ 30,00, além de foodtrucks, foodbikes, muita música boa nas vozes de Camila Marieta, Mano Braz, Makem e Banda Soul Sine e até palestra com o gastrônomo Edilberto Costa e oficinas técnicas. O evento é voltado para toda a família, com entrada gratuita.

Entre os chefs confirmados estão Leo Gondim, que vai preparar quiches nos sabores Ratatuille, Bacalhau e Lorrâine e também Croque Mesieur, da cozinha francesa. Luhen Aquino vai elaborar pratos da culinária norte-americana com sotaque nordestino, como o hambúrguer Arretado com barbecue de siriguela; picanha do sítio com farofa de banana e bacon e vinagrete de carambola; chilli verde: prato vegano levemente picante com pimenta dedo de moça; gumbo cearense: tigela fumegante com frutos do mar, quiabo e frango e waffle da terra com calda de melaço e chocolate.

A culinária árabe contará com o especialista em kaftas, André Adjafre. Ele vai preparar as deliciosas kaftas prime e calabresa, recheadas com bastante queijo, acompanhadas de tabule. A cozinha argentina estará presente com Felipe Farias, que vai fazer cordeiro da Patagônia, bife ancho e panquecas doces, e com o Bruno Citron, que vai trazer churros e um mix com a coxinha brasileira. As delícias do México serão apresentadas por Rodrigo Holanda, do restaurante Cibo.

Javier Yugar e seu irmão representarão a culinária peruana, trazendo carne desfiada com ocopa e camarão com penne a la Huancaina, além do tradicional ceviche, e Saulo Dansouzis trará um pouco da Gréciapara o festival, com o sanduíche "Souvlaki". Albertino Araújo irá cozinhar as delícias da culinária espanhola. Os pratos deliciosos da culinária portuguesa vão ser preparadas por Nice Silva, que vai apresentar o tradicional bolinho de bacalhau e o delicioso leitão à bairrada. Pedro Góes vai preparar a raclette suíça, e Janine Gurgel, do Zé Restô, vai representar a comida regional com Arroz do Zé e linguiças artesanais.

A Ásia será representada por Élcio Nagano com a culinária tailandesa levando ao evento o camarão servido na abacaxi com curry e leite de coco e o frango ao green curry. Sua filha, Bia Nagano, do restaurante Kina, estará à frente dos sabores e aromas do Japão e do Hawaicom o "poke" e um yakissoba de cogumelos. O jovem Rafa Kim vai preparar pratos coreanos típicos, como bulgogi rolls, mandu e DakGangJong, um frango empanado com molho agridoce apimentado. Os stands de Marisa Oliveira e Míriam Muniz trarão as delícias da Itália, juntamente com os doces italianos feitos pelas mãos talentosas de Larissa Marques, e o requinte mediterrâneo das ostras ficará por conta de Kazumy Miura, a Japa da Ostra. A culinária inglesa será assinada por Cristiano Lins. Os sabores e aromas dos sanduíches do mundo ficarão a cargo do It's True, que combina receitas de mercados tradicionais do Brasil e do mundo e do famoso Donadel de Lucas Donadel.

Quem adora doces vai se esbaldar com os stands da Donna Chocolatier, que vai trazer tortas, brownies, variados tipos de bolos e palha italiana, e com as deliciosas tortas e doces do Pra Sentir Bolos Especiais. Além disso, Carla D'Ávila vai preparar crepes de massa fina e crocante com recheios de diversos sabores na sua foodbike do Crepe no Palito.

A empresa Mallory, apoiadora do evento, e a Ypióca 150 terão stands onde vão apresentar as suas linhas de produtos. O Mercadinhos São Luiz, que também apoia o Festival, terá um stand próprio. Todas as oficinas serão ministradas pela UniFanor.

Serviço:
III Festival Delícias do Mundo
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.
Data: 24, 25 e 26/01 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 16 às 23 horas
Entrada franca

Atrações (shows e palestra) e oficinas: grátis.

Sexta 24/01:
20h - Show com Camila Marieta 

Sábado 25/01:

18h - Palestra de Edilberto Costa, tema: "Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão
20h - Show com Makem e Banda Soul Sin

Domingo 26/01:

19h - Show com Mano Braz