Concerto de Ponta-Cabeça estreia em plataforma virtual do Theatro José de Alencar

28/12/2020
Da imersão nas obras “O amanhã não está à venda” (Ailton Krenak), “O médico e o monstro” (Robert Louis Stevenson) e “Venha ver o pôr do sol” (Lygia Fagundes Telles) nasceu o Concerto de Ponta-Cabeça, que será apresentado ao público na plataforma virtual do Theatro José de Alencar na próxima terça-feira (29), às 18 horas, e ficará disponível durante 24 horas no canal do Youtube do TJA. Nesse trabalho, estão juntos três artistas com afinidades e horizontes em comum, mas com atuação em diferentes linguagens. Música, circo e teatro se fundem em um projeto através das conexões entre Ayrton Pessoa Bob, Gil Rodriguês e Juliana Tavares.


No Concerto de Ponta-Cabeça, a leitura e as interlocuções possíveis entre as obras possibilitaram a criação de imagens, performances e sons, a partir noção de ‘inversão’ aplicada às ideias fundamentais da existência como: mundo, indivíduo, morte, sociedade. Além dessas referências textuais, outras como os quadrinhos de Frank Miller e as possíveis trocas entre performance, música e dança estimuladas por John Cage, fortaleceram as direções estéticas deste trabalho. 


O contexto do isolamento social decorrente do novo Coronavírus também serviu de reflexão para o projeto, ao se debruçar sobre a banalização da vida, a morte, a falta de empatia uns com os outros e sobre um período de doença social onde uma pandemia não é o suficiente para a sociedade alcançar um ponto de mudança. Uma atriz, um trapezista e um músico se entrosam aqui além de suas tangências próprias, além da história e genealogia que os entrançam.
Esta apresentação é resultado de uma residência artística e contemplado pelo Edital Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultural de Fortaleza – SecultFor. A transmissão do espetáculo se somará à programação oficial do Theatro José de Alencar, onde o público encontrará 2 links, sendo um deles com o mecanismo de audiodescrição garantindo o direito à acessibilidade. Simbora ?

 

Serviço:
Concerto de Ponta-Cabeça
Quando: De 29/12 (a partir das 18h) Até 30/12 (por 24h)

Sinopse:
O espetáculo cênico-musical Concerto de Ponta-Cabeça propõe reflexões acerca da morte provocadas, principalmente, pelo contexto da pandemia. Esse é um encontro entre três artistas da cidade de Fortaleza/CE: Ayrton Pessoa (Pianista), Gil Rodriguês (Trapezista) e Juliana Tavares (Atriz). Juntos constroem uma obra artística oriunda de encontros intensivos a partir de referências literárias. Este projeto foi apoiado com recursos pela Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR).


Ficha Técnica:
Direção cênica/Elenco (Atriz): Juliana Tavares
Direção e composição musical/Elenco (Piano): Ayrton Pessoa Bob
Composição coreográfica/ Elenco (Trapézio): Gil Rodriguês
Figurino: O coletivo
Iluminação: Mayra Marcelino
Registros de imagem (Fotos e vídeo): Allan Diniz e Levy Mota
Acessibilidade (Audiodescrição): Paulo Lima
Produção: Flutuante - projetos culturais