Competição para criar startups abre inscrições para jovens em todo o país

13/05/2021

Estudantes de todas as escolas do país, a partir dos 12 anos,do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, podem se inscrever até 28 de maio na Start SFB, competição para criação de startups. Esta é a segunda edição do projeto, que conta com a realização do Sistema Farias Brito de Ensino, apoio da Santillana e da DreamShaper, e tem o objetivo de descobrir e desenvolver jovens inovadores em todo o Brasil. Para saber mais sobre a competição, que no ano passado contou com mais de 400 inscritos, e conferir os projetos finalistas de 2020, acesse o site https://startfb.com.br/.

A competição vai contar com uma banca de jurados, composta por profissionais e empreendedores experientes, que vai avaliar os projetos sob o ponto de vista de sua tecnologia, impacto socioambiental, diversidade, inclusão, acessibilidade, inovação, conceito e viabilidade. Os três primeiros lugares da competição vão ganhar iPhones, iPads e Kindles. O vencedor do público terá direito a um Echo Dot (assistente virtual da Amazon) por participante.

Etapas
Os alunos terão contato com modelos de negócios, validação de problemas e fases de criação de uma empresa. O aprimoramento dos projetos vai acontecer de 31 de maio e 1º de julho. A próxima etapa será no dia 7 de julho, quando a equipe de jurados, formada por grandes empreendedores e líderes, vai escolher os 16 projetos (8 de cada categoria) mais inovadores.

Segundo Ribamar Francisco Monteiro, diretor do Sistema Farias Brito, a realização da segunda edição do Start SFBmostra a importância do incetivo ao empreendedorismo para os jovens. "É um prazer realizar mais uma edição desta competição e conhecer os inúmeros talentos empreendedores dos estudantes brasileiros. A Start SFB revelou grandes ideias em 2020 e esse ano queremos conhecer ainda mais soluções inovadoras", afirma Ribamar Monteiro.

Num processo feito inteiramente de forma virtual pela plataforma da DreamShaper, a competição irá capacitar os participantes, mesmo sem conhecimento prévio sobre startups e criação de empresas. "O momento em que vivemos, especialmente por conta da pandemia, é mais do que propício ao desenvolvimento de ferramentas que auxiliem professores e alunos a se adaptar aos desafios da educação do século XXI", afirma João Borges, CEO da DreamShaper.

A participação é gratuita. Basta que os alunos tenham acesso a um computador com webcam, microfone e conexão estável de internet. São três estudantes por equipe. Entre os dias 12 e 23 de julho, os mentores vão auxiliar os finalistas em suas apresentações. E no dia 24 de julho, ocorre o chamado Demo Day, no qual os jovens apresentarão seus projetos para a avaliação final. Os resultados serão divulgados no dia 8 de agosto. Simbora ?

Sobre o Sistema Farias Brito de Ensino
O Sistema Farias Brito, presente em mais de 300 instituições de ensino pelo país, é um método pedagógico originário da união de dois grandes grupos educacionais brasileiros: a Editora Moderna e a Organização Educacional Farias Brito, reconhecida por ser a que mais aprova nos exames de admissão para as Universidades brasileiras, assim como lidera em número de alunos brasileiros que conseguem chegar e ganhar medalhas em olimpíadas internacionais de conhecimento. Nos últimos três anos, o Farias Brito teve finalistas nas olimpíadas de Matemática, Física, Química, Robótica, Informática e Filosofia.

O Farias Brito também é líder nacional há quatro anos no Enem, com 4 notas máximas em Matemática no ENEM 2020. As escolas do grupo também lideraram os vestibulares da USP, Unicamp, Unesp, Colégio Naval, entre outros. A taxa de aprovação dos alunos do FB está entre as maiores do País.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe pedagógica especializada em combinar teoria e prática de forma criativa e eficiente. A seleção dos conteúdos e ferramentas digitais com abordagens na medida certa para cada disciplina e nível de ensino, contribui para uma aprendizagem mais efetiva.

Sobre a DreamShaper
A DreamShaper é uma ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto que guia os alunos por experiências de ensino práticas e motivadoras. É voltada para alunos do Fundamental II, Médio e Superior. Com mais de 1200 instituições de ensino parceiras no Brasil, Europa e Oriente Médio desde 2015, a DreamShaper foi criada para ajudar os professores a implementar ou melhorar as suas metodologias ativas de ensino, por meio de tecnologia e conteúdos simples e intuitivos.

Serviço:
Competição para criação de startups
Público-alvo: Estudantes de todas as escolas do país, a partir dos 12 anos,do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Inscrições: até o dia 28/05
Informações https://startfb.com.br