Coletivo 4x4 realiza exposição intitulada Revelação na B.Galeria (Fast Frame)

Com vários trabalhos inéditos, os artistas plásticos cearenses Andréa Dall'Olio, Demeilson Ferreira, J. Siebra e Jacinta Cavalcante, integrantes do Coletivo 4X4, abrem neste sábado (30) a exposição "Revelação". Instalada na Galeria B. Galeria (Fast Frame), o público poderá conhecer de perto, até o dia 02 de julho, técnicas tradicionais como aquarela, cerâmica, gravura, pelo têxtil e por instalações. A mostra, que tem curadoria de Veridiana Brasileiro e produção de Edlania Castro, ora apresenta-se de forma individual e ora de forma coletiva.
Revelação chega ao público, demonstrando a diversidade da personalidade artística de cada componente do coletivo e complementa-se como as quatro estações do ano, as fases da lua e os elementos da natureza. São linguagens distintas que dialogam entre si, em correspondência, intervenção ou reinterpretação.
Os quatro artistas cearenses exploram suas particularidades em obras individuais e coletivas, realçando suas características particulares como, também, agregando valor à produção do outro. Assim, além das obras individuais, a exposição Revelação traz obras construídas em duplas, trios e até do quarteto, mas que evidenciam e destacam a poética de cada artista. Simbora lá?
Sobre os
Artistas
Andréa Dall´Olio
É graduada em Arquitetura
e Urbanismo pela (UFC), mestre em Ciências da Cidade / Arte Urbana (UNIFOR),
pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores (INBEC) e tem MBA em
Curadoria, Museologia e Gestão de Coleções (Centro Universitário Estácio de
Sá). A artista sempre soube que estaria no lugar do criativo. A arte faz parte
de toda sua história. Na verdade, ela sempre viveu e respirou arte, faz parte
de sua essência. O seu fazer artístico busca a forma, o volume e sua
desconstrução, revelando uma mensagem silenciosa e incauta por meio do
abstracionismo, que desvela uma linguagem insinuante e refinada sobre as
relações interpessoais, com a natureza, os objetos e a própria arte. Quando
finaliza uma obra, vê a palavra escoando pelas linhas num mural móvel de grito
afetivo. Seja nas artes visuais ou na arquitetura, o ensejo do processo
criativo e a possibilidade de provocar encantamento com este resultado, em
forma de obra de arte ou projeto de arquitetura, é o que move Andréa.
Demeilson
Ferreira
Desenvolve
trabalhos artísticos nas categorias de pintura e desenho. Em suas produções,
estão presentes as técnicas de aquarela sobre papel, pontilhismo e nanquim. O
papel é o principal suporte no processo criativo. Seus referenciais são as
cenas do cotidiano nordestino e a temática sertaneja, faz o registro
fotográfico e, em seguida, realiza um esboço a lápis com a técnica de
esquadrinhamento. A partir daí, escolhe qual técnica será aplicada ao cenário.
Adepto de experimentações, Demeilson aprecia a aplicação da rusticidade em suas
composições. Utiliza produtos com maior concentração de recursos naturais e um
dos itens de sua preferência é a tinta de barbatimão - fabricação própria e
artesanal, extraída da vegetação nativa da região litorânea cearense. Esse
recurso surge como extensão de originalidade e acabamento rústico de sua
produção. Outro material que tem sido incorporado a alguns trabalhos é o papel
artesanal, confeccionado a partir do filtro de café, fibra de bananeira e
espada de São Jorge. O artista usa a arte para tocar as pessoas, como um
reflexo de suas memórias afetivas despertadas por cenas da vida cotidiana, e a
apreciação pelo comum. Sua paleta de cores procura transmitir os mais profundos
sentimentos que a arte possa alcançar.
J. Siebra
É professor titular
da UFC e coordenador da disciplina de Odontopediatria. Também leciona no
Programa de Pós-graduação em Odontologia Strictu Sensu. Mestre e Doutor em
Odontopediatria pela UNESP Araraquara, já publicou 2 livros e diversas artigos
nacionais e internacionais. Enveredou pela arte, a partir de 1991, quando fez
um curso de pintura. Realiza intervenções em materiais diversos, em especial
massa cerâmica, construindo peças únicas com inspiração variada, mas com ênfase
na natureza ou figuras de sua memória afetiva como o jangadeiro, o vaqueiro, o
pescador e as brincadeiras infantis. No processo de realização das esculturas
em massa cerâmica, na atualidade, sua principal forma de expressão artística é
o uso de técnicas variadas, de domínio público, como a modelagem manual, uso de
placas, acordoamento, ocagem ou mesmo modelagem em torno. Desenvolveu, dentro
destas técnicas, algumas intervenções específicas na massa cerâmica que tem
diferenciado seu trabalho. A grande maioria das suas esculturas cerâmicas
passam por um processo de duas queimas, a primeira chamada de biscoito e a
segunda queima em alta temperatura após a esmaltação.
Seu processo criativo é extremamente diverso, tendo origem em observações da natureza, da interpretação de trabalhos de outros artistas ou mesmo da vida cotidiana. De forma rotineira, começa o trabalho apenas com uma ideia de forma e de tamanho da peça, e durante o desenvolvimento a obra parece criar vida e participar apenas como um facilitador do processo até a sua finalização. No modelo de criação de peças figurativas, utiliza-se de fotografias ou pinturas para servir de inspiração. Para além da necessidade de expressão comum à grande maioria dos artistas, ele faz arte para causar impacto visual em função das formas diversas e muitas vezes inusitadas de suas obras. Nesta série procura retratar pescadores, peixes, ouriços do mar, pedras, ostras, corais e outros. Matizes de azuis e verdes estão sempre presentes, reflexo do que temos no mar de nosso Nordeste, com cores diversas como o rosa, o laranja intenso e a cor crua da argila, contrastam com o brilho do esmalte.
Jacinta Cavalcante
Jacinta
considera-se uma artista plástica, mais precisamente uma escultora e / ou ceramista. Começou a fazer cerâmica atraída pelas amplas
possibilidades e facilidades que a argila oferece para criar suas esculturas.
Iniciou modelando as esculturas em plastilina, finalizando com resina poliéster
com carga mineral, processo um pouco mais lento e demorado, que continua
executando. Seu processo criativo é extremamente diverso, embora haja uma
tendência ao figurativo. Na construção das mesmas, quase sempre utiliza
desenhos, fotografias ou uma simples ideia que vai fluindo à medida em que vai
sendo construída. A artista tem como trabalhos recorrentes as esculturas de
paredes e painéis. Suas esculturas em cerâmicas quase sempre passam por duas
queimas, a primeira chamada de biscoito e a segunda queima ocorre após a
esmaltação da peça, em alta temperatura ou baixa temperatura. Cria formas que
não são perfeitas, com a intenção de retratar que o ser humano também tem as
suas próprias imperfeições, que despertam o olhar do espectador. Jacinta tem
como propósito explorar e ultrapassar os limites técnicos e estéticos da
cerâmica.
Serviço:
Abertura
Exposição Revelação
Local:
B. Galeria (Fast Frame)
Endereço:
Avenida Padre Antônio Tomás, 2291,Aldeota, Fortaleza/CE
Data:
30/04 (sábado)
Horário:
10 às 14 horas
Visitação
Data:
até o dia 02/07, de segunda à sexta-feira, das 09 às 18 horas; e aos sábados,
das 10 às 14 horas
Curadoria:
Veridiana Brasileiro
Produção:
Edlania Castro
Gratuito e aberto
ao público