Bailarino grego estará à frente da Residência de Dança-Teatro “10 anos sem Pina”. Inscrições são gratuitas e encerram nesta sexta (12)

09/07/2019

O processo seletivo da residência artística de Dança-Teatro "10 anos sem Pina" está com inscrições (gratuitas) abertas até a próxima sexta-feira, 12 de julho. Serão selecionados 20 bailarinos por meio de análise curricular, que deverão participar das atividades no Theatro José de Alencar (23 a 27/07) e no Cena 15, do Porto Iracema das Artes (29/07 a 03/08), sempre de 14 às 20 horas. A residência será conduzida pelobailarino grego e diretor assistente da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch (Alemanha), Daphnis Kokkinos.

Destinada a bailarinos profissionais e estudantes, a atividade é promovida pela Bienal Internacional de Dança do Ceará e o Porto Iracema das Artes, através dos seus Laboratórios de Criação de Dança e de Teatro, em parceria com o Theatro José de Alencar e a Vila das Artes. Na véspera da residência artística, 22 de julho, DaphnisKokkinos profere uma palestra aberta ao público, onde falará sobre sua experiência de 26 anos junto à companhia Tanztheater Wuppertal. Será às 18 horas no auditório da Vila das Artes.

O candidato à residência artística também se compromete a participar das duas aberturas de processo previstas. A primeira será ao final das duas semanas da residência. Como desdobramento, no mês de setembro e na primeira quinzena de outubro os participantes terão encontros a serem marcados posteriormente para os ensaios do trabalho, que irá compor a programação oficial da XII Bienal Internacional de Dança do Ceará, em outubro deste ano. Simbora ?

Pina Bausch e Tanztheater Wuppertal
A residência artística de Dança-Teatro "10 anos sem Pina" é uma celebração ao legado da coreógrafa alemã, uma das mais importantes criadoras da dança no século XX, falecida há dez anos (30 de junho de 2009). Pina Bausch foi precursora da dança-teatro, o Tanztheater, expressão que dá nome à sua companhia. Na pequena cidade de Wuppertal, as sementes foram plantadas para uma revolução que serviu para emancipar e redefinir a dança através do mundo. Pina fez da necessidade universal a chave do seu trabalho: o amor, a intimidade e a segurança emocional. Ao longo dos 36 anos em que lapidou o trabalho da Tanztheater Wuppertal, ela criou uma obra que lança um olhar único para a realidade.

DaphnisKokkinos
O bailarino e coreógrafo assistente, é o único presente em todas as obras do repertório da companhia e acompanhou Pina Bausch em suas últimas criações. Nascido em 1965 na Grécia, estudou na StateSchoolof Dance, em Atenas, Greek American Union e Young TheatreofCrete. Em 1993 entrou para o corpo de bailarinos da companhia de Pina Bausch e a partir de 2002 foi seu assistente. O coreógrafo continua a dirigir as obras para as quais trabalhou com Pina Bausch.

Serviço:
"10 anos sem Pina"
Residência artística de Dança-Teatro com DaphnisKokkinos
Inscriçõespara o processo seletivo: até 12/ 07 (sexta-feira) em https://portoiracemadasartes.org.br. O resultado da seleção será divulgado no site no dia 17/07
Residência: De 23 a 27/07 no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro) e de 29/07 a 03/08 no Cena 15, do Porto Iracema das Artes (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema).
Horário: das 14 às 20 horas
GRATUITA.

Abertura de processo da residência
: 03/08.

Palestra de DaphnisKokkinos
Local: Auditório da Vila das Artes
Endereço:Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza/CE.
Data: 22/07
Aberta ao público
Informações: (85) 3219-5865