Associação cearense atua no acolhimento de pacientes com câncer e ajuda na superação da doença

30/09/2021
Fundado há 15 anos, a partir de uma experiência pessoal na luta contra o câncer e na procura de doador de medula óssea, vivido pela idealizadora Velúzia Vieira, surgiu o Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará (GAPO), associação sem fins lucrativos que atua no acolhimento de pessoas com doenças onco-hematológicas/oncológicas. Para trazer ainda mais visibilidade ao projeto, além de reforçar a troca de informações necessárias para a luta contra o câncer, o GAPO realiza anualmente o Encontro Nordeste de Pacientes Onco-Hematológicos. A sexta edição já acontece hoje e amanhã, de forma virtual, com temáticas voltadas à saúde mental, o convívio com a doença, o suporte para familiares, cuidadores e muito mais.  

Diariamente, a associação recebe pacientes na sede localizada no bairro Damas, em Fortaleza, para prestar serviços que vão desde encaminhamentos médicos através de parceiros, até o suporte de nutrição e hospedagem durante o período de tratamento da doença. Atualmente, o GAPO conta com espaço de 12 leitos e 6 voluntários que se revezam no atendimento aos pacientes, no total, mais de 3 mil pessoas já passaram pela instituição que acolhe pessoas da capital e do interior do estado.

Segundo a presidente do GAPO, Velúzia Vieira, o encontro representa o apoio a tantas famílias que convivem com a doença em seu dia a dia. “Sabemos dos desafios que o paciente com câncer enfrenta e através destas atividades buscamos fortalecer não só ele, mas toda sua rede de apoio. A informação é uma forte aliada para a vitória desses pacientes e buscamos apresentar através do nosso evento todas as ferramentas necessárias para o alcance da qualidade de vida”, define. 

Pacientes oncológicos, em tratamento, transplantados e em processo de reabilitação, cuidadores particulares e voluntários em hospitais, ONG’S e Instituições de assistência e apoio a pessoas com diagnóstico de câncer, podem se inscrever no link para garantir a participação no encontro. A associação ainda abre espaço para o público que desejar se tornar voluntário ou até mesmo realizar doações em valores para ajudar na manutenção das atividades, através do site oficial, https://gapo.com.br/Simbora ?

Sobre a GAPO 
Associação civil sem fins lucrativos fundado por pacientes com doenças onco-hematológicas com a finalidade de desenvolver um sistema de apoio às pessoas com doenças onco-hematológicas como leucemias, linfomas, Mieloma múltiplo, mielodisplasia, PTI e dentre outras.

Atendimento: Os interessados podem solicitar atendimento através do link, https://gapo.com.br/acolhimento-de-paciente/