Anima Ceará realiza mostra acessível com audiodescrição

02/11/2020

Dois curtas metragens serão transmitidos com audiodescrição no 2º Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que acontece nos próximos dias 5 a 8 de novembro. São os curtas "Meow!" (1981) e "Animando" (1987), de Marcos Magalhães, cineasta homenageado nesta edição do evento. Os dois curtas compõem a Mostra Infantil e Acessível e estarão disponíveis nas versões com e sem audiodescrição a partir das 10 horas do dia 5 até o encerramento do evento no dia 8. Toda a programação do Anima Ceará é gratuita, transmitida através dos canais do festival, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube.

"Meow!" e "Animando" são dois trabalhos de animação que marcaram a carreira do cineasta Marcos Magalhães. O curta "Meow!" (1981) recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e "Animando" (1987) foi filmado no National Film Board of Canada. É também de Marcos Magalhães o ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, personagem criado em 1994, em animação stop-motion para quatro episódios do programa.

Marcos Magalhães é co-fundador e co-diretor do Festival Internacional de Animação do Brasil - Anima Mundi. Arquiteto por formação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é doutor e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde escreveu a dissertação "Animação Espontânea", indicada para publicação, e a tese "O Tempo do Animador". É professor pleno de Cinema de Animação no curso de graduação em Design, desde 2002, e coordenador do curso de pós-graduação em Animação desde 2004, na PUC-Rio. Simbora ?

O 2º Anima Ceará
Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área.

Além dos dois curtas de Marcos Magalhães, o festival contará também com a exibição de 22 filmes na Mostra Brasileira de Curta-metragem de Animação. A programação inclui ainda com webinar, workshop, dois bate-papos e debates sobre os filmes da mostra competitiva. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

Serviço:
2º Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web
Data: 05 a 08/11
Acesso: canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura